2 de maio de 2009

Dalva Sempre!



Dalva de Oliveira foi uma mulher corajosa que se afundava numa depressão e que conseguia sair dela, traduzindo a experiência em canto, através de sua voz que lhe saía das entranhas e dos seus nervos, que transmitia versos contundentes pela voz, pelos olhos e pelas mãos. Dalva foi quem soube melhor captar nossas fraquezas, nosso sentimento, frustrações, sensualidade. Paixão. Talvez, por isso mesmo, tanta gente sinta-se agredida pelo seu cantar e lembrem-se dela como a “velha bêbada”, que as vezes tomava o ônibus para Jacarepaguá pela frente, porque não tinha dinheiro, e que ia dormindo até a porta de casa, onde o motorista a acordava. Alguns se lembrarão dela como a senhora simpática, magrinha, que ia a pé, com um lencinho na cabeça, de sua casa até a Praça Seca, receber a aposentadoria, sorrindo para quem a cumprimentasse. Outros ainda, ao falar de Dalva, pensarão naquela mulher que, quando não gostava do equipamento de som de uma boate, largava o microfone e cantava “na raça”, “no gogó”, extasiando a todos.


(extraído livro: "A estrela Dalva - João Elísio Fonseca"- Editora espaço e tempo)

5 comentários:

  1. Parabéns Paulo! O seu espaço virtual é maravilhoso. Tenha certeza que a Dalva se
    orgulha de um fã tão inteligente e prestativo.
    Receba o meu carinho e admiração...
    josé florindo coneglian

    ResponderExcluir
  2. E daí!...
    Se não fosse essa vida de céu e inferno, a
    Dalva não seria A Estrela Dalva.
    Você conhece algum cantor da MPB que não
    admira a Dalva de Oliveira?
    Ela é amada por todos, uma referência musical.

    ResponderExcluir
  3. Como disse Márcio de Hallivan,Dalva de Oliveira é uma questão de paixão!Ao dizer que "o amor é o amor!"Soube expressar toda a surpresa e melancolia,nostalgia e encatamento,de uma VOZ de rainha privilegiada,cuja lágrima nunca procurou esconder,extrapolando limites inacreditáveis de sobrevivências amorosas!Poucas estrelas populaes tiveram magnitude de brilho tão próprios!Se estava triste,mergulhava seus enigmáticos olhos verdes,testemunhas de paixões, nos sonhos de seu mundo de canções!Portanto..."SE O AMOR É O AMOR"... "DALVA DE OLIVEIRA É DALVA DE OLIVEIRA!"
    Zely Almeida

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Paulo, você é um grande exemplo de que Dalva de Oliveira é ETERNA, sua juventude vai oxigenar o culto a esta que é a grande dama da música popular brasileira, a maior "Atriz da Canção" que o Brasil já teve. Parabéns pelo Blog, parabéns pela idéia, Sucesso! João Elísio Fonseca

    ResponderExcluir
  5. Obrigado João Elísio. Saiba que para mim, é uma grande honra ter em meu blog o escritor do livro "Estrela Dalva" e um grande Dalveano. Para mim é muita alegria. dois grandes amantes de Dalva no blog é muita alegria: Você e o valdir. Continue acomanhando o blog, ficarei feliz! E espero para breve um texto escrito por você para mim colocar aqui!
    Um forte abraço, fique com Deus!

    ResponderExcluir